segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ophelia's Farewell

  


  " But for roses, those days are lifetimes."

Hamlet, meu amor... meu assassino.
Você teve tempo de se despedir do rio? Eu me despedirei, me despedirei em breve.
Você teve tempo de dizer adeus ao oceano? Será que ele pode te trazer de volta?
Você disse adeus ao meu pai enquanto o mandava pra onde ele está agora? Ele disse que você não se despediu, ele me disse que você simplesmente o matou. Eu tenho te contemplado através das cortinas da minha mente e eu consigo me lembrar de quando tudo o que eu podia ver era você. Agora o sol e a lua cresceram de maneira selvagem e eu vejo estrelas através do teto e percebo quão fraco e difuso meu mundo se tornou. Eu lembro do seu pai fazendo peripécias, jogando cartas com Yorick, conversando com outros anciões e não consigo descobrir se o fantasma é ele ou você.
Todos aqui parecem tão lentos, tão imóveis... É como viver entre estátuas, mas estátuas são consistentes e não cheiram a mentira. Ah, Hamlet, quando você partiu, tenho certeza que também parti. Será que sou um fantasma? Obviamente não. Claro que eu entendo o que os outros fantasmas dizem, mas sua mãe, que com toda certeza é uma alma perdida, ela soa totalmente incompreensível aos meus ouvidos.
Eu acho que agora consigo compreendê-lo. Meu pai ainda não pode perdoá-lo, embora eu tenha tentado convencê-lo. Ele costuma dizer que os mortos não esquecem nunca um ultraje. Mas como ele pode estar morto se consegue falar comigo e me tocar? Mas talvez ele esteja. Eu também conversei como o rei, seu tio. E ele está morto também, mesmo que agindo como se não estivesse. 
Uma despedida tem que ser sempre triste? Como pode ser triste alguém com violetas nas mãos? E os lírios brancos que fazem os funerais serem tão belos estão todos ao meu redor.
Eu tenho que atravessar o rio, não, muito além do rio... Mas talvez um dia eu possa encontrá-lo novamente.
Lembro-me das rosas que vivem apenas um dia. Eu vivi tanto que sequer me lembro o que aconteceu nos últimos dias.
Mas para as rosas estes dias seriam uma vida inteira.
As vezes, eu me sinto só, mas sou uma dessas rosas de um dia e nada mais.
Você voltará um dia, Hamlet? Meu Hamlet. Talvez eu não esteja aqui se isso acontecer... Talvez eu já tenha partido.
Adeus, Hamlet, amante, assassino, vingador, querido eternamente imperdoável!
Eu devo ir além do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário