sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chocolate Amargo



Quando ele abriu sem ansiedade o pacote embrulhado em veludo verde nas suas mãos só encontrou um chocolate amargo e uma carta. Com as mãos ainda frias, pegou a carta entre os dedos e pôs se a ler. Linha-a-linha:


"Ok, isso vai junto com um chocolate amargo, porque eu quero que sinta o gosto de tudo aquilo que eu vivo.
Foi amargo. Foram amargas todas as lágrimas choradas por ninguém. Lembra? McCartney cantava com sua voz doce no meu ouvido "And in her eyes you see nothing, no sign of love behind the tears cried for no one".
Foram amargos os domingos, as segundas, as quartas. Principalmente as quartas. As mãos que curam são as mesmas que destroem. O vento refrescante de um dia de Setembro também é a força motriz de um tornado. Não posso te dizer nada que não tenha dito, não posso te dizer nada. Não posso te dizer sobre mim o que essa carta não diz. É segredo. É segredo de gente como eu que inventou que pra ser feliz é preciso rabiscar na vida, colorir na vida, o que quer que isso represente.
Eu ando sentindo esse fundinho doce no final do amargo que é viver.
Eu venho andando por muitas estradas só pra sentir o vento bater nos meus cabelos com cheiro de areia e algas do mar (e você nem sabe).
Eu venho caminhando por ruas com canteiros de flores (onde você não passa).
Eu venho rindo de peixes nadando-eterno em aquários imaginários e reais (você nem imagina).
Eu venho sendo ridícula pra quem eu amo, dançando até criar calo e me sujando muito ao comer (você nem nota)
Eu venho retirando os espinhos do peito, recebendo abraços de gente de carne e osso e sangue correndo limpo nas veias.
Eu venho me permitindo ser estúpida, mas não fraca. Ser agora, sem ser inconsequência.
Eu venho pegando nas mãos essa coisa viva que é o agora.
Venho me sentido amada, curiosa, forte como um touro livre. E livre como uma borboleta no infinito de um dia.
E esse infinito é azul, como o céu se estendendo até a curva nessa estrada de montanhas verdes.
Não me faça perguntas complicadas, minha mente é simples e é pagã.
Simplesmente não me faça perguntas, uma vez que não quer ouvir mentiras.
Eu tenho sentido calor humano como nunca antes, eu tenho me sentido embriagada como Rimbaud e tão a favor da poesia que domina quanto ele.
Eu me sinto viva. Eu presto atenção em cada respiração, em cada passo, em cada sorriso descompromissado que me dão. Eu nada devo ao mundo, eu nada devo aos outros. E o que devo a mim, estou pagando mesmo que a prazos.
Já não peço desculpas pelo que sou, já não quero pensar no que eu poderia ter sido e não fui. Sou apenas uma tecelã do agora, é essa a minha matéria prima. Como na antiga benção celta, o que eu peço é pouco, mas pra quem entende, é muito. Algum riso pra salvar do vazio, alguma embriaguez pra não ficar sisudo demais, abraços doloridos dos que amamos e não abandonamos nunca, beijos verdadeiros pra florir a vida, fogueiras pra aquecer no inverno e pernas pra correr no verão. E que o vento sempre sopre ao meu favor e quando não soprar, que eu saiba dançar de acordo com seu ritmo. Dançar de acordo com o ritmo é uma daquelas lições complicadas que tentam nos ensinar desde a mais tenra idade. Um dia você aprende, todos nós aprendemos um dia. Tenho pensado também que continuo na linha dos que-não-querem-ferir-ninguém mas aprendi que um pouco de maldade não faz mal. Maldade, não. Malícia, sim! Uma gota de malícia é como uma essência com a qual temos que nos perfumar. Não dói. É isso, crescer machuca mas não dói.
Isso é tudo sobre mim, tudo que envolva carros correndo muito rápido, bebidas fortes em noites quentes, pessoas de verdade, músicas alucinógenas, arte crua e subversiva, tudo isso é sobre mim. Tudo sobre perigo, tudo sobre absurdo. Tudo sobre o risco e o medo. E a paranóia e a beleza. Não há mais nada a se saber sobre mim."


Ele havia jogado o toco de cigarro fora há tempos e mesmo assim um gosto amargo tomava conta de sua boca. Amargo como um copo de café frio esquecido na escrivaninha. Amargo como um chocolate que era pra ser doce.

Um comentário:

  1. porq na maioria das fotos q vc coloca aqui parecem ser suas? não estou pirando

    ResponderExcluir